A cidade recebe a Conferência Anual da AICEP

 O Convento de São Francisco, em Coimbra, sediou nesta segunda-feira a Conferência Anual da AICEP  * Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., é uma entidade empresarial do Estado Português onteceque visa o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização da economia portuguesa*

A  Conferência que versou sobre o tema investimento e exportações,  fazendo um balanço de como o país e o seu tecido empresarial responderam aos desafios da pandemia. 

A sessão de abertura contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que citou principalmente, três prioridades para que a recuperação econômica aconteça o mais rápido possível, internacionalização, exportações e atratividade.

O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques em sua palestra começou por parabenizar os empresários portugueses pela "resiliência" e capacidade de manter, mesmo em cenário adverso, uma competitividade sem "qualquer abrandamento". "Estão de parabéns, bom trabalho",

Em seguida, Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, foi o keynote speaker da Conferência, abordando o tema “Conhecimento, empreendedorismo, inovação e competitividade - de Portugal para o mundo”, que contagiou a todos mostrando o sucesso que conseguiu com sua empresa na área de software.

Também nesta Conferência foram atribuídos os prémios AICEP “Melhor PME Exportadora” e “Melhor Investimento” às empresas que, em 2019, se destacaram pelo seu desempenho no desenvolvimento das suas estratégias de internacionalização e/ou de investimento, no âmbito de projetos financiados pelo Portugal 2020, da responsabilidade da AICEP, e de acordo com os critérios deste programa de incentivos. 

Na categoria Melhor PME Exportadora, a vencedora foi a Novarroz, cujo negócio desenrola-se atualmente em mais de 60 países. Na categoria Melhor Investimento, o prémio foi atribuido à empresa de têxteis Rio Pele, cujo volume de negócios atingiu os 76 milhões de euros no último ano com cerca de 98% da produção total a ser exportada. As empresas Caetano Bus e Molaflex foram distinguidas com menções honrosas.

Pela tarde, Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, falou sobre o tema: “Evolução da internacionalização da economia portuguesa – perspectivas”.

Seguindo se  António Costa Silva, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR¨, discorrendo acerca do tema: “A importância do PRR para o relançamento da economia portuguesa”.

Houve lugar depois ao debate, moderado por Rosália Amorim (DN) e  os participantes: António Saraiva (CIP) + José Eduardo Carvalho (AIP) + Luís Miguel Ribeiro (AEP).

O encerramento foi feito por Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital com o tema: “Crescimento da economia portuguesa: principais desafios pós pandemia”.

Enviar um comentário

0 Comentários