Colégio das Artes da Universidade de Coimbra com novas exposições

  O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra abriu as portas neste sábado, 30 de Abril 22, para dois projetos.

O projeto SEMINÁRIO pretende constituir um núcleo de reflexão e de articulação com diferentes áreas de conhecimento e de investigação, procurando concretizar ações transdisciplinares e cruzadas no âmbito da Bienal Anozero 21/22 – Programação Convergente. Neste contexto, o Colégio das Artes (antigo hospital universitário e edifício eclesiástico), enquanto instituição geradora e produtora de saberes plurais, propõe-se curar uma exposição-investigação-coreografia que funcionará como zona de contacto, como lugar trans-posicional. Curar e performatizar a academia implica colocá-la em movimento, implica olhá-la como ser vivente, como algo orgânico que se desloca por entre territórios e que, nessas deslocações, desenha trajectórias enviesadas e mesmo erráticas. A concepção deste projecto deriva da ideia de hospitalidade, entendendo o gesto curatorial como uma prática de comunhão a partir da operação constelar. 

O projecto tem a coordenação de Ana Rito e articula quatro exposições:

COMER A MESA, com curadoria de Luís Alegre & Hugo Barata, tem como objetivo questionar as interseções entre o espaço de reflexão do artista, do designer, do arquiteto, e do conceito de mesa em sentido amplo. Este conceito, nas suas múltiplas aceções, distende-se e apresenta-se a partir de variadas visualidades e interlocuções. Através de uma abordagem livre de tipologias, pretende-se refletir sobre processos de trabalho, num campo alargado, transversal e especulativo.

Artistas: Andy Warhol (por Jørgen Leth)/ António Olaio/ Batia Suter / Carlos Noronha Feio / Cecília Corujo/ Fernanda Fragateiro / Gabriela Albergaria / Gary Hill/ Juliana Julieta / José Maçãs de Carvalho / Lourdes Castro e Manuel Zimbro (por João e Fernando Matos Silva)/ Luís Alegre & Hugo Barata/ Maria Condado / Miguel Palma / Miguel Vieira Baptista e Marta Guerra Belo / Nuno Nunes-Ferreira / Nuno Sousa Vieira/ Pedro Pousada/ Tiago Baptista

Ao longo de onze semanas, a exposição THE ART OF TEACHING apresenta uma seleção de filmes e vídeos de artistas que estendem as ideias exploradas no projeto do SEMINÁRIO para o domínio da imagem em movimento. Assumindo múltiplos e variados modos de expressão, desde os primeiros documentos de performance a preto-e-branco a um vídeo do YouTube, estes trabalhos interdisciplinares exploram questões epistemológicas e geram correspondências inesperadas propondo, em última análise, formas alternativas de criar e pensar. Curadoria de Lori Zippay, António Câmara Manuel e Irit Batsry.

Artistas: Carolee Schneemann, Gary Hill, Jayson Scott Musson, João Cristóvão Leitão, João Paulo Serafim, John Baldessari, Joseph Beuys (por/by Willoughby Sharp), Julião Sarmento, Lawrence Abu Hamdan, Mané Pacheco, Martha Rosler, Tiago Rosa-Rosso

SYLLABUS: no contexto da sala de aula, artistas-professores tornam visíveis gestos que - vindos da sua prática artística e/ou curatorial - pretendem sublinhar e explorar, em conjunto, as especificidades dos conceitos de investigação e de acção; a investigação é entendida aqui como o campo a partir do qual podemos construir um universo referencial, e a sua relação com a ação configura um conjunto de dados passíveis de organizar numa correlação de problemáticas. Curadoria do Colégio das Artes.

Artistas-Professores:Ana Rito (em colaboração com os alunos do Doutoramento em Arte Contemporânea), António Olaio, Bruno Gil, José Maçãs de Carvalho, Pedro Pousada, Susana Chiocca e Rita Gaspar Vieira

TEACH US TO SIT STILL. Desenvolvida em contexto site-specific com obras de Marcelo Moscheta e com curadoria dos alunos de Mestrado em Estudos Curatoriais, ela inicia e encerra — como uma velha escada que ora sobe, ora desce — aquele que será o caminho vivo do SEMINÁRIO/Seminarium_Curated Research: The Academy as medium. Esta exposição nasce da parceria entre o Laboratório de Curadoria e a plataforma UmbigoLab.

O outro,  "Da minha janela só vejo cor" de Rui Algarvio, Quarto 22.

+ Fotos em Facebook/coimbraacontece // Instagram/coimbraacontece


Enviar um comentário

0 Comentários