Startup Capital Summit foi um sucesso


Aconteceu durante o dia de ontem, a segunda edição do Startup Capital Summit, no Convento SĂŁo Francisco, em Coimbra, organizada pela  Câmara Municipal (CM) Coimbra,  Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e o Jornal PĂşblico. O evento reuniu mais de mil participantes, 100 oradores e 50 investidores nacionais e internacionais, sendo o maior evento nacional de capital de risco, inovação, empreendedorismo e transferĂŞncia de tecnologia.

Com mais de 70 painéis, talks e pitchs, em diferentes formatos e espaços, o Startup Capital Summit assume-se como um palco de debate e networking sobre o futuro da inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e capital de risco em Portugal.

O Startup Capital Summit 2022 contou com o Alto PatrocĂ­nio do Presidente da RepĂşblica Portuguesa e com o apoio do Banco PortuguĂŞs de Fomento (BPF), do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e do Banco Europeu de Investimento (BEI), tendo ainda como parceiro o jornal PĂşblico.

O evento foi conduzido pela  jornalista Rute Vasco, diretora de conteĂşdos do Portal SAPO, e coautora do programa de televisĂŁo «The Next Big Idea», exibido na SIC NotĂ­cias.

A sessão de abertura, teve como participantes, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, o reitor da UC, Amílcar Falcão, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “Portugal tem um compromisso muito grande com o desenvolvimento do ecossistema europeu de inovação, credibilizando a marca de Portugal Digital no espaço europeu e ajudando a que o empreendedorismo nacional seja um vetor de inovação e um vetor de transformação da nossa sociedade".

ApĂłs a abertura realizou-se um debate entre JosĂ© Manuel Silva, Ricardo Rio, presidente da CM de Braga, e Ricardo Valente,  vereador e vice-presidente da CM do Porto, sobre o tema “Como construir Local Innovation Hubs”, numa conversa moderada por Filipa Dias Mendes, jornalista da RTP. 

 Ainda no Grande AuditĂłrio seguiram-se várias conferĂŞncias e debates, durante a manhĂŁ.

Durante a tarde houve 14 PainĂ©is com palestras temáticas,  19 Talks lideradas por founders e investidores, 15 Pitchs de startups Ă  procura de investimento, 9 Pitchs de empresas em busca de talento e 10 Pitchs de Projetos de Investigação, em simultâneo em vários espaços.

Ao final da tarde, seguiu-se um networking no jardim do convento,  onde aconteceu  "a festa" de encerramento, com degustações de bebidas e pasteis de Sta. Clara. 

Mas o grande destaque, nessas degustações, coube ao vinho!

Foram degustados vinhos Tapada de Sabogos, aqui de Miranda do Corvo, que se revelaram excelentes vinhos, tendo recebido várias medalhas.

Trata-se de um Vinho Regional Beira Atlântico, Sub-Região Terras de Sicó e que é produzido numa pequena exploração vinícola familiar em Lamas.


O Tapada de Sabogos Tinto Syrah e Merlot ganhou a Medalha de Prata no Concurso Mundial de Vinhos Berliner Wein Trophy 2020.


E foi medalha de ouro em 2017 na EXPOSICĂ“.


O Tapada de Sabogos, Branco, Ă© um vinho
que transporta os conhecimentos
ancestrais adaptando-se de forma
racional Ă  enologia moderna.

Produzido a partir de castas FernĂŁo-Pires,
Arinto e Rabo-de-Ovelha. 

É um vinho quente com boa acidez, que lhe
confere boas caracterĂ­sticas, tanto de
aromas como uma certa longevidade.
Aromas suaves caracterizados pelo toque
de frutos tropicais. Final de boca macio.



Enviar um comentário

0 Comentários