"No PrincĂpio era o Fado" assinalou os dez anos da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como PatrimĂłnio Mundial. 23 junho, 2023.
A Canção de Coimbra foi atriz principal do espetáculo que marcou o culminar das comemorações do 10.º aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial pela UNESCO. A canção, reinventada por dezenas de artistas da cidade, foi ouvida e sentida por centenas com a moldura do Paço das Escolas.
O espetáculo uniu dois elementos centrais do PatrimĂłnio imaterial classificado: a mĂşsica e a lĂngua. “Foi um espetáculo lindĂssimo com muita mĂşsica de Coimbra”, sublinha no Reitor da Universidade de Coimbra (UC), AmĂlcar FalcĂŁo. Foram mais de 60 cantores, bailarinos e instrumentistas, criadores de audiovisuais e membros da Academia, q"No PrincĂpio era o Fado" assinalou os dez anos da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como PatrimĂłnio Mundial. 23 junho, 2023.ue transformaram a noite de 22 de junho, numa noite memorável.
“Tivemos muito cuidado em ter vários eventos diferentes na sua gĂ©nese, mas que dessem uma ideia de dinâmica de abertura da Universidade para o mundo”, explica o Reitor da UC.
As atuações fizeram o pĂşblico cantar, bater palmas e atĂ© mesmo emocionarem-se. Um espetáculo que quis mostrar "uma dinâmica diferente, a evolução da prĂłpria Canção de Coimbra. Faz parte daquilo que Ă© a nossa essĂŞncia que Ă© tentar estar sempre Ă frente do nosso tempo”, conclui AmĂlcar FalcĂŁo.
Pelo palco passaram, nas cerca de trĂŞs horas de espetáculo nomes como: AntĂłnio AtaĂde, Beatriz Villar, Catarina Moura, Francisco Costa, Hugo Martins, InĂŞs Graça, JoĂŁo Farinha, JoĂŁo QueirĂłs, LuĂs Travassos, Tiago Nogueira e Vânia Couto; Amadeu MagalhĂŁes, Bruno Costa, Diogo Mendes, Diogo Passos, Eduardo Loio, Hugo GambĂłias, JosĂ© Rebola, LuĂs Pedro Madeira, Manuel Portugal, Ni Ferreirinha, Nuno Botelho, Paulo Soares, Pedro Lopes, Ricardo Dias e TozĂ© Moreira; Anaquim, Animais, Cordis, Fado ao Centro, Fadvocal, Iterum, Orfeon do Antigos Orfeonistas, Pardalitos do Mondego, PensĂŁo Flor, RaĂzes de Coimbra, TertĂşlia do Fado de Coimbra, Tuna AcadĂ©mica da Universidade de Coimbra, Coro Misto e Secção de Fado da Associação AcadĂ©mica de Coimbra, alĂ©m da escola de dança DNA (Dance N' Arte).
(NotĂcias UC)
0 Comentários