Seminário Inovação @ UC 2024 mostra bem o prestígio da Universidade de Coimbra


A Universidade de Coimbra realizou nesta quarta-feira a 4ª edição do Seminário Inovação que juntou, no Convento de São Francisco, mais de 500 inscritos para falar de inovação e empreendedorismo da Universidade de Coimbra.

O evento recebeu 22 oradores em 12 palestras e 32 expositores na mostra tecnológica. Foram mais de 500 inscritos com 60 empresas e dez entidades públicas da região que se juntaram e participaram no evento. Foi assim a edição de 2024 do Inovação@UC, para mostrar e partilhar o que de melhor se faz na área na Universidade de Coimbra (UC).



Numa mensagem vídeo, a presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, reafirmou a importância da "inovação como elemento central e com impacto para a comunidade académica e, de uma forma mais ampla, na sociedade". A responsável falava na sessão de abertura da 4.ª edição do Inovação@UC, iniciativa anual que pretende colocar a inovação no centro da atividade da UC. Um evento organizado pelo Conselho Geral da UC que é "um espaço de partilha, inspiração e construção conjunta".

São "mais de 450 patentes ativas, mais de 40 protocolos com empresas, cerca de 1.5 milhões de euros em projetos de inovação e empreendedorismo, e mais de 90 milhões de euros aprovados desde 2019". Estes são apenas alguns dos números revelados pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, que colocam a Universidade de Coimbra no Top 50 mundial no indicador Indústria, Inovação e Infraestruturas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 9). "Podemos sempre fazer melhor, mas estamos numa trajetória ascendente", garante o responsável.

"A UC é um grande motor de inovação da cidade", destacou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. José Manuel Silva reforçou que "há grandes ideias, grandes desafios e grandes oportunidades". Num dia dedicado à temática, o evento Inovação@UC é "uma mostra de que, todos juntos, conseguimos promover Coimbra".

O evento contemplou ainda o anúncio e entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, que coube ao projeto E-Skins, de desenvolvimento de adesivos eletrónicos para biomonitorização de dados de saúde (como batimentos cardíacos ou atividade cerebral). 


O grupo responsável pelo projeto, Mahmoud Tavakoli, Manuel Reis Carneiro e Pedro Lopes, investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da UC, fez-se representar por Pedro Lopes e Mahmoud Tavakoli.

Organizado pela Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da UC, o Inovação@UC 2024 conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Fundação Santander Portugal e da Altice Labs.

Fonte:uc.pt

Enviar um comentário

0 Comentários