Pires Vieira na Casa Museu Bissaya Barreto




A Casa Museu Bissaya Barreto inaugurou na tarde de ontem, a exposição «…Como o Cego para Entender a Luz», de Pires Vieira. 

A mostra apresenta um conjunto de obras que desafia as convenções da pintura tradicional.

O trabalho do artista “radica-se na desconstrução e na hibridação da pintura, propondo uma expansĂŁo das fronteiras deste meio de expressĂŁo”.

Através da utilização de suportes alternativos e da sobreposição de camadas visuais, a sua obra desafia a perceção direta do observador, promovendo uma reflexão sobre os próprios limites da pintura e o seu papel na arte contemporânea.

O pĂşblico Ă© convidado a explorar as camadas de cor e textura que criam “um jogo contĂ­nuo entre o visĂ­vel e o oculto, desafiando as expetativas e forçando a uma reflexĂŁo mais profunda sobre o processo de visualização e interpretação da arte.” AlĂ©m disso, a exposição nĂŁo se limita a uma experiĂŞncia estática, pois “a predisposição confrontacional do trabalho de Pires Vieira relaciona-se diretamente com o espaço e com o pĂşblico”, incentivando a interação do espetador com a obra.

Pires Vieira estudou Arquitetura e Urbanismo na Escola Superior de Belas Artes de Paris e na Faculdade de Paris VIII, em França. Realizou cerca 45 exposições individuais e participou em aproximadamente 75 coletivas em instituições como o MNAC-Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo e Serralves, onde está representado em várias coleções.

A exposição, com curadoria da Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, está patente até 17 de maio na Galeria Viriato Namora, e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. A entrada é livre.

Enviar um comentário

0 Comentários