A Semana Cultural da Universidade de Coimbra ramifica em várias direções a celebração do Dia da Universidade, que todos os anos se comemora a 1 de março. Pretende, essencialmente, dar a conhecer ao exterior as múltiplas atividades desenvolvidas na Universidade de Coimbra (UC), integrando-as numa convocação comum e conjugando-as com uma programação diversificada em várias áreas culturais.
Num ano em que conflui a celebração de efemĂ©rides particularmente significativas para Portugal, para a Lusofonia e sobretudo para a Universidade de Coimbra — os 700 anos da morte do rei D. Dinis, os 735 anos da fundação da primeira universidade portuguesa pelo mesmo soberano e ainda os 500 anos do Nascimento de LuĂs de Camões —, eleger a Poesia como tema da XXVII Semana Cultural torna-se quase um imperativo cultural e Ă©tico.
Antes de mais por ser D. Dinis o Rei-Poeta, tĂtulo que se justifica nĂŁo apenas pelo contributo que deu Ă literatura, mas pela tenacidade criativa e construtora, que sĂŁo afinal conceitos cobertos igualmente pelo termo poietes ou “poeta”. Em seguida, porque desse impulso criador decorre a fundação da Universidade de Coimbra, tambĂ©m ela um ato poĂ©tico em construção ininterrupta, no qual cada geração continua a inscrever renovados contributos Ă arte, Ă cultura e Ă ciĂŞncia.
Finalmente, porque a celebração dos 500 anos do Nascimento de LuĂs de Camões, cujo arranque oficial ocorreu em Coimbra a 10 de junho de 2024, continuará a ser evocada com iniciativas culturais e cientĂficas, sublinhando o papel unificador que a lĂngua de Camões assumiria nos territĂłrios hoje pertencentes Ă comunidade lusĂłfona, bem como o
contributo fundamental da Universidade de Coimbra para a promoção e difusĂŁo da lĂngua e cultura portuguesas. (UC)
0 Comentários