Um dia para Camões em Coimbra





Germano Almeida, Hélia Correia e Manuel Alegre são os convidados do encontro “Um dia para Camões em Coimbra”, que decorreu  esta manhã, 12 de fevereiro, com a presença de três escritores galardoados com o Prémio Camões na evocação do legado do autor d’Os Lusíadas, sob moderação do jornalista e poeta José Carlos Vasconcelos. A sessão – organizada pela Universidade de Coimbra, pela Câmara Municipal de Coimbra e pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa –  no Convento São Francisco (Sala D. Afonso Henriques).


O encontro em Coimbra dá início ao ciclo de sessões “Um dia para Camões”, que a Estrutura de Missão para as comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões vai apoiar em cada uma das capitais de distrito. O evento junta vencedores do Prémio Camões de diferentes geografias e géneros literários – a romancista portuguesa Hélia Correia (galardoada em 2015), o poeta português Manuel Alegre (distinguido em 2017) e o romancista cabo-verdiano Germano Almeida (premiado em 2018).

O evento – com a colaboração da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP e da Rede de Bibliotecas de Coimbra – visa precisamente criar uma oportunidade de interação de leitores e estudantes de literatura com os vencedores do Prémio Camões, o maior galardão literário dedicado à Literatura em Língua Portuguesa, que consagra anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum.

Enviar um comentário

0 Comentários