A Casa dos Pobres está em festa. Celebrou hoje os 90 anos de existência em prol dos mais desfavorecidos.
Há 90 anos atrás foi inaugurada a Casa dos Pobres, no Pátio da Inquisição, em Coimbra. Uma obra assistencial que, nasceu por obra do então comandante da PSP, Tenente Rafael Sérgio Vieira e do governador civil, Teixeira Dias, para dar apoio a uma franja da população mais desfavorecida.
A festa começou logo pela manhã, com o hastear das bandeiras, e um porto de honra que reuniu utentes e colaboradores.
Depois de almoço (15:00), decorreu uma missa comemorativa dos 90 anos.
A sessĂŁo solene deu-se pelas Ă s 17:00, com presença de JosĂ© Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e os ĂłrgĂŁos sociais da instituição capitaneada pela Sra. D. Maria LuĂsa Fonseca de Almeida Carvalho.
A Presidente Maria LuĂsa em sua fala reiterou que o financiamento para as obras de ampliação que se fazem urgentes ainda nĂŁo está assegurado, mas que nĂŁo perdia as esperanças. Que se fosse necessário recorreria á solidariedade dos conimbricenses, para que as obras aconteçam.
Após as falas dos componentes da mesa, Seguiu-se o momento de três homenagens, em reconhecimento ao apoio e dedicação à causa da instituição., sendo os homenageados, o empresário de Coimbra, Manuel Teixeira, pela sua filantropia, o vice-reitor da Universidade de Coimbra João Nuno Calvão da Silva, pelo apoio e divulgação da instituição e ainda ao representante do Banco Alimentar, por ser uma ajuda concreta no apoio ao funcionamento efetivo da Casa dos Pobres.
Seguiu-se o descerramento de uma placa homenageando os antigos dirigentes e após, um momento cultural com o Grupo de Fados da Associação Orfeão Dr. Jorge Antunes e vários cantores de fado.
Para encerrar, um momento de convĂvio com quitutes vários, em parte alguns oferecidos por benfeitores da Casa dos Pobres que nĂŁo deixaram passar em branco mais este aniversário.

0 Comentários