Festival das Artes QuebraJazz foi apresentado hoje

Festival das Artes QuebraJazz terá cerca de 40 momentos culturais em Coimbra

Festival das Artes QuebraJazz com cerca de 40 momentos culturais em Coimbra


A 16ª edição do Festival das Artes QuebraJazz vai celebrar, em Coimbra, a alegria dos encontros, com cerca de 40 momentos culturais, a decorrer maioritariamente na Quinta das Lágrimas e nas escadas do Quebra Costas. A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu hoje, dia 26 de maio, com a presença do chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Rafael Nascimento. Recorde-se que a autarquia apoia a Associação Festival das Artes QuebraJazz, com 90 mil euros, para a realização da 16ª edição do evento.


“Em 2025 celebra-se o tema ‘Encontros’, que inspiram, unem mundos e vozes distintas, e nos lembram que Ă© na partilha que a arte ganha alma e se torna verdadeiramente viva. Vamos ter uma programação vibrante, com a diversidade das expressões artĂ­sticas, cruzamento de culturas e diálogo Ă­ntimo com a cidade de Coimbra”, destacou Miguel Lima, da direção da Fundação InĂŞs de Castro.

O Festival das Artes QuebraJazz decorre de 15 a 24 de julho na Quinta das Lágrimas, mudando-se para as escadas do Quebra Costas, no coração da cidade de Coimbra, de 25 de julho a 30 de agosto. Sob o tema “Encontros”, metade do programa Ă© de entrada gratuita, reunindo perto de duas centenas de artistas em cerca de 40 momentos culturais.



Recorde-se que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de dia 22 de abril, um apoio financeiro de 90 mil euros à Associação Festival das Artes QuebraJazz para a realização da 16ª edição do evento. A autarquia vai também conceder apoios logísticos e promocionais, bem como isentar do pagamento de taxas no valor de 1.354,50 euros.

Além de concertos, o festival apresenta uma programação complementar, com encontros gastronómicos, filmes, exposições, conversas e serviço educativo, a decorrer em vários espaços da cidade.

O festival arranca a 15 de julho com o concerto “Respeitosa Mente”, que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos, o fadista Ricardo Ribeiro e o pianista JoĂŁo Paulo Esteves da Silva.
Na noite de 16 de julho, estreia absoluta do primeiro encontro de quatro músicos: João Barradas, Aaron Parks, Peter Evans e Stéphanne Galland.

O dia 17 de julho arranca com o espetáculo para crianças entre os 6 e os 12 anos, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, intitulado “Marcamos encontro com os poemas?”, enquanto Ă  noite o palco do Anfiteatro Colina de Camões recebe Selma Uamusse, com a Orquestra Hot Clube de Portugal.

A programação de mĂşsica clássica arranca a 18 de julho com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, num concerto intitulado “Tchaikovsky na senda de Mozart”, enquanto, no dia seguinte, o palco do Anfiteatro Colina de Camões recebe dois concertos gratuitos.

O Festival das Artes Quebrajazz vai celebrar também a relação entre Japão e Portugal, com a viagem à Europa de quatro japoneses cristãos entre 1582 e 1590, a Embaixada Tenshō, a ser o ponto de partida para um concerto itinerante dirigido pela maestrina Tomomi Nishimoto. O programa consiste em concertos agendados para as cidades por onde os quatro jovens japoneses passaram há 440 anos: Lisboa, no Museu do Oriente no dia 16 de julho; Coimbra, Capela de São Miguel no dia 19 de julho; Vila Viçosa, Cineteatro Florbela Espanca a 20 de julho; e ainda Évora, Igreja do Espírito Santo a 21 de julho.



Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, a diretora artística do festival, Cristina Castel-Branco, disse que irão levar programação aos municípios de Condeixa, Lisboa, Vila Viçosa e Évora.

A 23 de julho, o palco do anfiteatro Colina de Camões acolhe um espetáculo que celebra os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes; fechando a programação na Quinta das Lágrimas no dia seguinte, com Jordi Savall, gambista, maestro e compositor catalão especialista em música antiga.

As RuĂ­nas de ConĂ­mbriga, em Condeixa-a-Nova, recebem a 27 de julho o concerto “The Cuban Piano-cello Project”.

A partir dos dias 25 e 26 de julho e atĂ© ao final do mĂŞs de agosto, todas as sextas e sábados, haverá mĂşsica jazz nas Escadas do Quebra Costas: 4Vector’tet (25 e 26 de julho), Trio CBF (01 e 02 de agosto), Three Dots (08 e 09 de agosto), EugĂ©nia Contente Trio (15 e 16 de agosto), JoĂŁo Frade e JoĂŁo Silva (22 e 23 de agosto) e Novo Trio (29 e 30 de agosto).

Presente na conferência de imprensa esteve o chefe da Divisão de Cultura e Promoção Turística da CM de Coimbra, Rafael Nascimento.



LUSA / CM de Coimbra



Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

Enviar um comentário

0 Comentários