O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) inaugurou hoje a exposição «Teatro de Mistérios: Temas da Natividade nas Coleções do MNMC».
Ativando o diálogo entre diferentes coleções do MNMC, esta exposição apresenta uma seleção de obras ilustrativas do ciclo da Natividade. Tema que inspirou artistas ao longo dos séculos, dando origem a algumas das mais afetuosas e humanizadas imagens da arte ocidental, o conjunto de 45 peças, maioritariamente em reserva, propõe uma narrativa a partir da tradição performativa do teatro de “mistérios” que, desde a Idade Média, dramatizou os episódios do nascimento de Jesus, com destaque para os presépios - uma das manifestações mais originais da arte portuguesa.
Refletindo práticas devocionais e dinâmicas de encomenda que moldaram a criação artística e o imaginário cristão — particularmente significativas no contexto das Ordens Religiosas —, o confronto de diferentes épocas, linguagens plásticas, suportes e materiais convoca a uma leitura crítica das obras expostas, produzidas entre a primeira metade do século XVI e o final do século XVIII. Testemunhos da circulação de modelos iconográficos e da persistência de esquemas formais, traduzem ainda a constante reinvenção de um tema intemporal, fruto de novas sensibilidades e diretrizes litúrgicas ao longo da História.
A exposição ficará aberta ao público até 11 de janeiro de 2026, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, no piso 1 do MNMC.

0 Comentários