Foi inaugurada agora à tarde a Nova Exposição de Artes Plásticas da APCC, na Casa da Mutualidade e espera a sua visita, até dia 27.
Quantos mundos se abrem quando olhamos a realidade através da criação artística? Na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, esta pergunta encontra resposta no modo como capacidade e experimentação se cruzam para afirmar linguagens próprias, escolhas pessoais e conexões intensas. As obras de pintura e escultura apresentadas na nova Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC na Casa da Mutualidade são, por isso, um convite a descobrir as identidades de cada autor, entendidas como construções únicas, moldadas pela experiência individual e pelo diálogo com a história da arte.
Estes trabalhos revelam processos criativos conscientes e exigentes, nos quais as condições orgânicas dos artistas não se sobrepõem à criação, mas antes se integram nela, contribuindo para manifestações artísticas marcadas pela autenticidade e pela diversidade. É neste contexto que a APCC assume a recusa de conceitos como ‘arte inclusiva’, em si próprios geradores de exclusão, ao mesmo tempo que procura proporcionar aos indivíduos o desenvolvimento da sua dimensão artística (tanto enquanto criadores, como enquanto recetores ou consumidores) e a entrada nos circuitos ‘normalizados’ da arte.
A Exposição Coletivas de Artes Plásticas da APCC, organizada em parceria com A Previdência Portuguesa. Ficará patente até dia 27 e pode ser visitada nos dias úteis, entre as 10H00 e as 18H00.
As obras apresentadas foram criadas no âmbito das Oficinas de Pintura e de Escultura do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APCC. Pode conhecer o trabalho ali realizado também no Instagram, sendo a aquisição das peças feita através do envio de uma mensagem para o e-mail informacao@apc-coimbra.pt, que deve utilizar igualmente para obter mais informações.
Ao visitar esta exposição, pode também aproveitar para tomar um café ou comer uma torrada na Cafetaria da Casa da Mutualidade, onde o serviço é assegurado por utentes da APCC. Este espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9H30 às 15H30, sendo marcado por um ambiente acolhedor e tranquilo, onde é sempre recebido com um sorriso.

0 Comentários