Coimbra Invest Summit 2024 foi sucesso total

 


A edição deste ano do Coimbra Invest Summit foi sobretudo e em todos os aspectos de sucesso maior que a do ano passado.

O Coimbra IS recebeu, em 2024, 959 participantes, 50 empresas e 30 start-ups na mostra de empresas e instituições, 25 oradores de renome ao longo de dois dias, 167 empresas reconhecidas, com 300 pessoas no Jantar Gala de Reconhecimento de Mérito Empresarial, e 12 países representados na Cimeira Diplomática, que teve este ano a sua primeira edição. José Manuel Silva anunciou também a introdução do cluster Turismo na próxima edição do Coimbra IS, que vai começar a ser trabalhada brevemente em conjunto com os parceiros.

A abertura ocorrida na manhĂŁ do dia 10 com a presença de  diversas autoridades foi feita pelo Presidente da Câmara JosĂ© Manuel Silva. 

A tarde do dia 10 acolheu uma das oradoras mais esperadas do evento: Ana Pires, investigadora do INESC TEC e astronauta-análoga, com a palestra “The Portuguese Space Revolution – Are We Ready?”. “Criar espaço para as mulheres no espaço” foi a linha que conduziu toda a intervenção desta cientista-astronauta, que reforça a necessidade de trazer mais mulheres Ă s áreas STEM. O gĂ©nero nĂŁo Ă©, para Ana Pires, a Ăşnica barreira a abolir: tambĂ©m o espaço “Ă© para todos, para todas as nações e, acrescento eu, para todas as regiões”.

Ana Pires Ă© a primeira mulher e a segunda pessoa de nacionalidade portuguesa a concluir o curso de cientista-astronauta do programa PoSSUM (CiĂŞncia Suborbital Polar na Alta Mesosfera), que conta com o apoio da NASA. Na tarde de dia 10 falou sobre várias das missões análogas em que participou, uma delas no deserto do Utah, e que a tornam candidata Ă  entrada em missões de exploração espacial. Ana Pires tambĂ©m coordenou a missĂŁo internacional CAMões, composta por sete pessoas e levada a cabo na Gruta do Natal, um tubo de lava situado na Ilha Terceira, em novembro de 2023. Afirmou, por isso, que Portugal tem condições para estar representado na exploração espacial europeia, e que “a nossa obrigação Ă© abrir as portas do espaço [para os investigadores mais novos]”.

A manhĂŁ do dia 11 teve inĂ­cio com o painel Coimbra IS Health, que contou com a participação do cofundador da Sensing Future Technologies, Carlos Alcobia, da lĂ­der do Ecossistema da EIT Health Innostars em Portugal e coordenadora do ecossistema nacional de parceiros da EIT Health, Marta Passadouro, e do responsável pela operação da Luz SaĂşde na RegiĂŁo Centro, Pedro Beja Afonso, e com a moderação de JoĂŁo LuĂ­s Campos, diretor do “Diário de Coimbra”. O diretor-executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha, foi keynote speaker nesta manhĂŁ.

 A encerrar a segunda edição do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS), a Unidade Local de SaĂşde (ULS) de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) firmaram, dia 11 de outubro, uma parceria estratĂ©gica com o objetivo de promover a inovação no setor da saĂşde. A colaboração Ă© estruturada em trĂŞs eixos principais de atuação, visando capacitar a ULS de Coimbra, dinamizar o apoio a start-ups, e fomentar a validação de novas soluções tecnolĂłgicas. “Queremos que Coimbra seja uma referĂŞncia internacional na SaĂşde”, asseverou o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, JosĂ© Manuel Silva. A formalização desta parceria decorreu no Claustro do Convento SĂŁo Francisco, com a presença do presidente da CM de Coimbra, do presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, do presidente da Direção do IPN, JoĂŁo Gabriel Silva, e do diretor-executivo do LaboratĂłrio de Automática e Sistemas do IPN, AntĂłnio Cunha. O ministro da Economia, Pedro Reis, participou na sessĂŁo de encerramento.


No discurso de encerramento, JosĂ© Manuel Silva sintetizou o Coimbra IS como representação “do principal desiderato deste Executivo: a aposta no desenvolvimento de Coimbra, na inovação e investigação e na criação de emprego”.  A integração de várias entidades vitais na cidade na governação, nomeadamente, os parceiros do Coimbra IS (Universidade de Coimbra, Instituto PolitĂ©cnico de Coimbra, IPN e iParque) Ă© outra das linhas matriciais de ação do atual Executivo.

“Coimbra tem tudo para ser um dos concelhos mais ativos no desenvolvimento econĂłmico e na atração de investimento”, concluiu JosĂ© Manuel Silva, que tambĂ©m felicitou a “sinergia” da parceria estabelecida entre o IPN e a ULS de Coimbra, que vem confirmar a capacidade do concelho para liderar a inovação tecnolĂłgica. “Queremos que Coimbra seja uma referĂŞncia internacional na SaĂşde”, asseverou o presidente da CM de Coimbra.

“Há algo que Coimbra sabe fazer que atravessa a HistĂłria e vai conquistando a geografia, e que tem a ver com o conhecimento e a plasticidade, a investigação, o conhecimento, a cultura e a sua densidade, algo que alavanca a tecnologia, a inovação e a modernidade”, afirmou o ministro da Economia, Pedro Reis, que discursou na sessĂŁo de encerramento.

Enviar um comentário

0 Comentários