A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) comemora 44 anos de história. Segundo a presidente do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra, Sofia Rodrigues, a FPCEUC é "uma casa ímpar e singular" que, ao longo de mais de quatro décadas, tem-se destacado pela "excelência do ensino e da formação".
Para a diretora da FPCEUC, Maria Paula Paixão, este aniversário é uma oportunidade para "revisitar e reafirmar os valores pelos quais nos guiamos", destacando o simbolismo do número 44 como um marco de "maturidade e continuidade de um legado". A responsável sublinha que, embora jovem, a FPCEUC possui uma "capacidade de atrair estudantes de diversas origens", oferecendo uma formação de qualidade que alia o ensino à investigação e mantém um compromisso com a diversidade e a inclusão.
Durante a sessão solene, Maria Paula Paixão destacou alguns desafios que a Faculdade enfrenta, como a capacidade de adaptação e expansão, onde a FPCEUC tem melhorado e alargado as suas áreas científicas sempre que necessário. “Abrir os horizontes é o foco da nossa atenção: romper com as configurações instaladas, tendo em vista manter a atualidade das propostas e o reforço da inovação. E é fazê-lo de forma exigente e rigorosa, investindo na qualidade do percurso”.
A candidatura ao programa FCT Tenure foi outro destaque. “Para nós, institucionalmente, é um marco importante que reflete a visão estratégica da instituição em aliar ensino e investigação de excelência”, explica a diretora. Dos 17 perfis apresentados pela FPCEUC, em parceria com centros de investigação, 14 foram aceites.
O Vice-Reitor Luís Neves reforçou a importância da FPCEUC, descrevendo-a como "uma unidade orgânica de referência" na Universidade de Coimbra. Ao longo dos anos, a FPCEUC consolidou-se como um centro de "investigação de nível internacional" e "transferência de conhecimento relevante para a sociedade", realça Luís Neves.
Durante a sessão foram ainda atribuídos prémios de mérito a estudantes e distinções aos docentes que se reformaram. As atividades de 44.º aniversário da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade prolongam-se até 7 de novembro.
Fonte: Notícias UC
0 Comentários