O Mundo do Vinho regressa a Coimbra de 3 a 12 de outubro
A sétima edição de O Mundo do Vinho, iniciativa criada por Margarida Mendes Silva e produzida pela Cultura e Risco Associação Cultural, regressa a Coimbra de 3 a 12 de outubro, com o apoio da Câmara Municipal. O evento celebra a riqueza cultural e histórica do vinho, através de uma programação diversificada, que inclui exposições, concertos, apresentações literárias e momentos de degustação.
Nesta iniciativa, o vinho Ă© fonte de inspiração que se revela atravĂ©s da fotografia, mĂşsica, gastronomia, arquitetura, literatura e poesia. De 3 a 12 de outubro, estĂŁo previstas dezenas de iniciativas, distribuĂdas por vários espaços emblemáticos da cidade, como o Convento SĂŁo Francisco, a Casa-Museu Bissaya Barreto, Portugal dos Pequenitos e a Praça do ComĂ©rcio, num evento que promete atrair diferentes pĂşblicos com um interesse comum: a paixĂŁo pelo vinho e a cultura que o rodeia.
Esta edição, em particular, presta homenagem ao Douro, regiĂŁo celebrada por Miguel Torga como as “terras do calor e da doçura”. Ao longo do programa, tambĂ©m, vĂŁo ter lugar momentos de provas e degustação com Vinhos Terras de SicĂł. Com exceção de “Um Dia na Vindima” e o concerto “Brinde Cantado Ă Liberdade”, as iniciativas sĂŁo de entrada livre. Toda a informação está disponĂvel em www.vinhoearte.pt.
No dia 3 de outubro, inaugura-se a programação, no Museu Nacional Machado de Castro, com a exposição “Vinho e Arquitectura”, que explora o diálogo entre a arquitetura e a vinha, com obras de arquitetos como Frank Gehry e Santiago Calatrava, capturadas pela lente de Nelson Garrido. Vai estar patente atĂ© 30 de novembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 Ă s 17h30. A apresentação vai ser feira por JoĂŁo CrisĂłstomo e vai haver um SicĂł de Honra, com vinhos Terras de SicĂł.
No campo musical, Coimbra recebe, pela primeira vez, dois espetáculos do projeto “Sons do Douro”, a 5 de outubro, na Praça do ComĂ©rcio. Para lá deste momento Ăşnico, que mistura mĂşsica popular e contemporânea utilizando pipas de vinho como instrumentos, O Mundo do Vinho tambĂ©m explora o reportĂłrio clássico com um concerto intitulado “Brinde Cantado Ă Liberdade”, que celebra a relação entre o vinho, a mĂşsica e a liberdade, com Catarina Peixinho (piano) e Leonor Barbosa de Melo (soprano). A sessĂŁo terá lugar no Convento SĂŁo Francisco (Sala D. Afonso Henriques), a 6 de outubro, domingo, Ă s 18h00. Os bilhetes custam entre seis a oito euros e as reservas podem ser feitas na bilheteira do Convento SĂŁo Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00), atravĂ©s do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.
A leitura tem um lugar especial nesta edição, com um Concerto de Leitura VĂnico, “Ă€ Redonda Janela do Copo”, por Miguel Gouveia, dia 4, Ă s 18h30, que proporcionará uma experiĂŞncia sensorial que combina a leitura de prosa e poesia com uma seleção de textos sobre vinho. A propĂłsito do lançamento do livro “HistĂłrias e Curiosidades Ă Mesa”, de VirgĂlio Nogueiro Gomes, acontecerá dia 10, Ă s 18h00, na Casa-Museu Bissaya Barreto, uma conversa entre o autor e Paula Barata Dias sobre a histĂłria da gastronomia e curiosidades Ă volta da mesa.
Este ano a proposta gastronĂłmica Ă© da responsabilidade do Chef Paulo QueirĂłs e começa com um passeio pela regiĂŁo do Douro no Portugal dos Pequenitos, seguido de uma refeição reinterpretada da tradicional da vindima. Acontece a 5 de outubro, a partir das 18h00, no Portugal dos Pequenitos, passa pela Mercearia Cordel Ă s 18h45 e termina no restaurante Cordel, Ă s 20h00. O preço Ă© 40 euros e a lotação limitada. As inscrições e reservas podem ser feiras atĂ© 1 de outubro para os nĂşmeros de telemĂłvel 918 431 155 ou 962 610 050, estando tambĂ©m disponĂvel o e-mail mundodovinho10@gmail.com.
A programação de 2024 encerra dia 12, na Galeria Santa Clara, com uma conversa, com inĂcio Ă s 17h00, que destaca o papel inovador das mulheres no sector vitivinĂcola. Num mundo tradicional de homens, as mulheres começam a conquistar relevantes posições nas diferentes etapas do ciclo do vinho, com um trabalho cada vez mais reconhecido e prestigiado, dentro e fora de portas. Falamos da criação de um vinho, da sua produção e da sua comercialização, com PatrĂcia Santos (enĂłloga), Tatiana Sá Marques (engenheira) e moderação de Paulo QueirĂłs.
Fonte: Câmara Municipal de Coimbra .
Momentos da abertura da exposição
0 Comentários