Desperdício alimentar foi tema da palestra de hoje no Exploratório

 


Combater o Desperdício Alimentar: Desafios na Cadeia de Abastecimento de Produtos Frescos foi o tema abordado hoje na sessão Pontos nos III'S no Exploratório 


Vanessa Magalhães, investigadora no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da Universidade de Coimbra, é a convidada da sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks de 19 de março, com o tema Combater o Desperdício Alimentar: Desafios na Cadeia de Abastecimento de Produtos Frescos.

O problema da perda e do desperdício de alimentos ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos tem estado recentemente no centro das atenções, sobretudo desde que foi integrado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável o objetivo de reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor.


Os Estados-Membros comprometeram-se a reduzir, até 2030, a perda e o desperdício globais de alimentos gerados desde a produção até ao consumo, a fim de garantir padrões de consumo e produção sustentáveis no futuro. A complexidade da perda e do desperdício alimentar exige análises aprofundadas, numa perspetiva holística, para melhor compreender as suas causas e identificar as estratégias de mitigação mais promissoras.


Nesta sessão, esteve em discussão  por que razão uma quantidade tão significativa de alimentos se perde antes de chegar ao consumidor e quais os fatores críticos que contribuem para este problema. Serão apresentadas as principais causas do desperdício alimentar em diferentes elos da cadeia de abastecimento e as estratégias eficazes para minimizar estas perdas, desde melhorias na logística até inovações no planeamento da produção e distribuição. A conversa, acessível a todos os públicos, incluirá exemplos práticos e casos de estudo, proporcionando uma visão clara sobre como podemos atuar para tornar o sistema alimentar mais eficiente e sustentável.



Nota biográfica:

Vanessa Magalhães é professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Investigadora no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE). A sua investigação centra-se na gestão da cadeia de abastecimento, na sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e na transição para a economia circular.


Licenciada e Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, doutorou-se em Engenharia Mecânica - Sistemas Avançados de Produção pela Universidade de Coimbra, com um trabalho dedicado à prevenção da perda e do desperdício alimentar ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos. O seu doutoramento combinou revisões sistemáticas da literatura com estudos de caso empíricos para identificar as causas do desperdício e propor estratégias de mitigação eficazes.


Atualmente, é membro integrante do projeto europeu CHEER4EU, focado na implementação de um hub circular na região Centro de Portugal, um espaço de colaboração entre entidades públicas e privadas para promover práticas circulares e otimizar o uso de recursos. 


Autora de diversas publicações científicas nas áreas de Investigação Operacional, Gestão da Cadeia de Abastecimento e Sustentabilidade, Vanessa Magalhães procura contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que tornem os sistemas produtivos e logísticos mais eficientes e responsáveis.


Enviar um comentário

0 Comentários