Fórum de Medicina Veterinária e Gestão de Abrigos em Coimbra foi um êxito

 


Sucesso e cooperação marcam o encerramento do Fórum de Medicina Veterinária e Gestão de Abrigos em Coimbra

​O evento, aconteceu no Convento de São Francisco  a 22 e 23 de junho e reuniu profissionais e voluntários de todo o país, e teve como objetivos de debater os desafios da causa animal, promover boas práticas e reforçar o trabalho em rede. 

 O Fórum de Medicina Veterinária e Gestão de Abrigos de Animais, uma iniciativa que transformou a cidade no epicentro do debate sobre o bem-estar animal em Portugal. Ao longo de 2 dias, o evento correu como previsto, superando as expectativas ao nível da adesão, da qualidade das discussões e da vertente prática das atividades.

​O fórum cumpriu com distinção a sua principal missão: criar uma plataforma de partilha de experiências, divulgação de boas práticas e, acima de tudo, de reforço da cooperação entre os diversos agentes que atuam no terreno, desde Centros de Recolha Oficiais (CRO) a associações zoófilas.

​Um programa focado no futuro e na prática

​Destinado a médicos e enfermeiros veterinários, tratadores, colaboradores de associações e voluntários, o programa abordou de frente os temas mais urgentes e emergentes do setor.

​O encerramento do evento ficou marcado pelo balanço extremamente positivo das atividades:

  • Mesas-redondas e Palestras: Espaços de debate intenso onde se discutiram os desafios logísticos, éticos e clínicos da gestão diária de abrigos sobrelotados.
  • Workshops Práticos: Sessões de capacitação técnica que dotaram os participantes de novas ferramentas de intervenção.
  • ​Proposição do lançamento da Sociedade Portuguesa Medicina Veterinária e de Abrigo SPMVA, 

​A força das parcerias locais

​O sucesso memorável deste fórum resultou de uma estreita coorganização entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Associação Santuário Animal Vida Boa.

​Esta sinergia entre o poder autárquico, a academia científica e o movimento associativo demonstrou ser a fórmula ideal para abordar a proteção animal de forma séria, integrada e com impacto a longo prazo.

"A moldura humana que encontrámos nestes dias prova que a causa animal move as pessoas e que o futuro passa, obrigatoriamente, pelo trabalho em rede e pela formação contínua."


​Com o fecho das portas desta edição, fica o compromisso partilhado de continuar a aplicar no terreno os conhecimentos adquiridos e de manter Coimbra na linha da frente da defesa da dignidade e do bem-estar animal.

O Coimbra Acontece acompanhou de perto todo o evento. Veja na nossas redes sociais Facebook e Instagram, as melhores imagens que marcaram estes dias de aprendizagem e dedicação à causa animal.

Enviar um comentário

0 Comentários